Carisma de Fundação (Nossa Missão)

A palavra carisma significa graça (I Cor 12,4)
Um carisma é:
· Uma coisa nova para a Igreja;
· Um dom de Deus, que traz em si, uma graça particular para quem vive e para quem recebe.
· Manifestação de Jesus Cristo de uma maneira específica na Igreja, em resposta aos desafios de hoje da Igreja e do mundo.
· Ele é transmissível a outros. Deus coloca em outros a identificação com aquele carisma.
· É uma graça de Deus maior do que o próprio fundador. Uma novidade que ultrapassa sua humanidade, seu entendimento e sua capacidade humana.
· Uma nova forma de vida.
· Como um código genético, que não dá apenas a identidade a um instituto, mas a cada um de seus membros. É uma verdadeira identidade daquele que é chamado.

No percurso de toda a história, tem suscitado no interior da Igreja, da qual é a alma, uma infinidade de carismas, em resposta às urgências, necessidades e desafios da humanidade e as suas próprias, mantendo-a sempre jovem e atuante. Que tipo de resposta e iniciativa o Espírito de Deus prepara para a Igreja no 3º Milênio? São Francisco de Assis recebeu um carisma original para servir à Igreja de seu tempo. Ele não era o melhor, o mais inteligente, o mais capaz, o mais santo!  O franciscanismo não existia antes de Francisco. A pobreza sim, mas não a pobreza franciscana.   A novidade do carisma está no “como”.

O segredo não são os meios, nem os métodos, mas sim o próprio carisma que se expressa através dos meios e métodos. Ele vai além dos métodos e meios.  Reconhecemos um carisma quando há um conteúdo experimentado e confirmado por frutos vivenciais concretos. Sua finalidade não é a comunidade em si mesma, mas a Igreja, por isso, a delineação do carisma, contorno e matizes, de sua missão na Igreja, é resultado da escuta de Deus pela oração, estudo, experiências vividas e compartilhadas com a comunidade. A delineação é obra do Espírito, e é confirmada, com o tempo, pela Igreja!

No início de uma comunidade não existe nada definido. Com o tempo e a resposta do fundador e de sua comunidade se vai descobrindo e conhecendo mais sobre o carisma e a estrutura que lhe deve dar suporte!

O nosso carisma, se define da seguinte forma: “Infundir no coração humano o fogo do Espírito reanimando a chama que ainda fumega”. Vai ao encontro da vida no espírito, desejo este, de levar as pessoas a encontrarem-se, de uma maneira nova com o Espírito Santo, para se abrirem ao amor do Pai e assumir o senhorio de Jesus Cristo. Como Nicodemos precisamos nascer de novo (cf.: Jo 3) nosso lema:  “Um projeto de Vida no Espírito”.